Monte Carmelo

        Os traços mais marcantes e peculiares da espiritualidade carmelitana, estão relacionados à origem a Ordem do Carmelo. Refere-se a um estilo eremítico vivido nas montanhas e vales do Monte Carmelo na Terra Santa. Nos escritos bíblicos tal monte é conhecido como o símbolo da graça, da benção, da fertilidade devido sua exuberante natureza.

 

Profeta Elias

        Como retrata I Reis, 18ss. neste monte viveu o profeta Elias que consumia-se de zelo pelo Senhor e através do qual Deus realizava suas intervenções.

Virgem Mãe de Deus

         No Monte Carmelo, cultivava-se também grande devoção a Virgem Maria, devido ao surgimento de uma pequena nuvem em forma de mão, enviada por Deus dando origem a providencial chuva na região (cf. I Reis 41-46). Passa a ser interpretada e considerada como intercessora do povo.
 

Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

        O Escapulário esta ligado a uma tradição carmelita. A saber, Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock com o scapulário na Mão e dizendo:
 
"Recebe, filho amado, o Escapulário de tua Ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas”. Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre”.