Teresa de Jesus

        Santa Teresa é sem dúvida, uma das mulheres mais notáveis e admiráveis da história, é uma das três doutoras da Igreja ao lado de Santa Catarina de Sena e Santa Teresinha do Menino Jesus. Além de sua santidade, dons espirituais e místicos, a Santa possuía um grande senso de humor.

        Sem dúvida, era uma mulher excepcionalmente dotada. Sua bondade natural, sua ternura de coração e sua imaginação repleta de graça, equilibradas por uma extraordinária maturidade de juízo e uma profunda intuição, ganharam-lhe o carinho e o respeito de todos.

        Passados vários anos no convento, foi sentindo a necessidade de uma reforma do modo como se vivia a vida religiosa no Carmelo. Com o desejo de uma  vida de maior oração e perfeição no seguimento de Cristo fidelidade à Regra de Vida levou-a a iniciar um novo estilo de vida Carmelita. Começa a reforma do Carmelo das monjas e posteriormente dos frades. Realizou várias fundações, que contaram com o auxílio de São João da Cruz.

        É ela uma grande mestra de espiritualidade, nos ensina o equilibrio da vida interior e nos direçiona a Deus. Assim definia a oração: “A oração não é mais que um íntimo relacionamento de amizade a sós com Aquele de quem sabemos ser amados”.